quinta-feira, 14 de abril de 2011

Alunas:Ana Paula e Vilma Lara

exercício participativo 5,0

Só Deus! 1836, de Medras. Espécie de emblema do Romantismo português.
Escreva suas impressões sobre essa imagem. 
Podemos notar na imagem uma mãe que está nas águas com seu filho nos braços com expressão de desespero,e que ela está se segurando num galho para ela e seu filho não serem arrastados pela água.O Romantismo de Portugal teve influências das Revoluções Francesa e Industrial,e a Revolução Francesa foi algo com muito sangue derramado,muitas mortes,enfim foi um marco,podemos notar que essa obra representa tristeza,como oque houve na Revolução Francesa após tanta violência. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Este inferno de amar 
Este inferno de amar - como eu amo!

Quem mo pôs aqui na alma...quem foi?

Esta chama que alenta e consome,

que é a vida - e que a vida destrói -

Como é que se veio atear,

Quando - ai quando se há-de ela apagar?

Eu não sei, não me lembra; o passado,

A outra vida que dantes vivi

Era um sonho talvez...-foi um sonho-

Em que paz tão serena dormi!

Oh! Que doce era aquele sonhar...

quem me veio, ai de mim! Despertar?
Só me lembra que um dia formoso

eu passei... dava o Sol tanta luz!

E os meus olhos, que vagos airavam,

em seus olhos ardentes os pus,

que fez ela? Eu que fiz? - Não no sei,

mas nessa hora a viver comecei...
Almeida Garrett (1799-1854)
Escreva as impressões sobre o amor que estão presentes no poema acima._
Que Garrett vive um amor proibido e por isso vive um conflito amoroso,há ainda uma incerteza,podemos também ter a impressão de decepção amorosa.__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário